HEMOGLOBINA? O QUE ELA PODE NOS DIZER SOBRE A COVID-19

Bruna Frizzo Rabelo (@bruh_rabelo)* para @analise_covid19

A hemoglobina é uma proteína encontrada dentro das células do sangue, chamadas eritrócitos  (glóbulos vermelhos). Ela é quem dá a cor vermelha típica do sangue de boa parte dos animais que conhecemos

Ela também está relacionada, principalmente, com o transporte de oxigênio pelo nosso corpo, ou seja, ela faz o transporte do oxigênio dos pulmões às células do corpo e também traz o dióxido de carbono (produto da atividade das células) para os pulmões, onde será expelido.



A baixa concentração de hemoglobina no sangue caracteriza a anemia. Em alguns casos, a anemia surge em decorrência de uma quantidade baixa de eritrócitos, outras vezes, no entanto, os eritrócitos apresentam pouca hemoglobina.

Esse artigo (Liu & Li, 2020)  considera que o corona vírus ataca às hemoglobinas, modificando sua estrutura. Esse ataque levará a menor hemoglobina para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono. Essa falta de hemoglobina capaz de carregar oxigênio é um grande problema, explicando o quadro de hipóxia (falta de oxigênio nos tecidos) de evolução rápida vista nos pacientes com COVID-19. Além disso, a incapacidade de trocar dióxido de carbono e oxigênio com freqüência, leva a uma inflamação extremamente intensa das células dos pulmões, resultando nas imagens de “vidro fosco” nos pulmões dos pacientes.

A hemoglobina é importante também pois transporta o açúcar pelo sangue (glicose). Por isso pessoas com comorbidades, principalmente diabetes, podem ser acometidas mais severamente, uma vez que se tem poucas hemoglobinas circulando,  haverá além de um menor transporte de oxigênio, um menor transporte de glicose. Em pessoas sem comorbidades a carga viral inicial vai determinar a gravidade do quadro pois quanto maior a carga viral mais hemoglobinas comprometidas. Ou seja,  esse artigo (Liu & Li, 2020)  indica que a COVID-19 é uma doença hematológica com complicações pulmonares.

Texto produzido por Bruna Frizzo Rabelo (@bruh_rabelo)* para @analise_covid19

*Bacharela em Biomedicina (com ênfase em análises clínicas), Mestranda em Neurociências – UFRGS

Fontes:

Liu, W., & Li, H. (2020). COVID-19: Attacks the 1-Beta Chain of Hemoglobin and Captures the Porphyrin to Inhibit Human Heme Metabolism. 1. https://doi.org/10.26434/chemrxiv.11938173.v6

Imagem realizada utilizando o aplicativo BioRender

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: