Dúvidas Frequentes

Esclarecimentos essenciais acerca do novo coronavírus

O que é o COVID-19 (novo coronavírus)?

Recentemente, foi identificado um surto de uma nova doença, causada por um tipo de coronavírus denominada COVID-19. Os coronavírus são uma família grande e diversificada de vírus que causam doenças como o resfriado comum. As doenças mais recentes causadas por coronavírus incluem síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram a identificação de um novo tipo de coronavírus, denominado de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2).

O SARS-CoV-2 não foi previamente detectado em humanos ou animais. Os testes de laboratório descartaram outros patógenos respiratórios, como influenza, influenza aviária, adenovírus e coronavírus SARS e MERS.

Como o COVID-19 se espalha?

Como a gripe, o COVID-19 é transmitido de pessoa para pessoa. A evidência científica confirma que o COVID-19 é espalhado por gotículas. Isso significa que, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, gera gotículas contendo o vírus. Essas gotículas são grandes demais e permanecem no ar por muito tempo, e por isso se depositam rapidamente nas superfícies circundantes. Nessas diversas superfícies, o COVID-19 permanece ativo de maneiras diferentes. Por isso é importante a higienização das mãos e das superfícies o mais constantemente possível.

Rede Análise

Publicações Recentes

´Participe

Entre em contato e faça parte dessa comunidade.

Construa, participe, colabore.



Rede Análise COVID-19

acesso à informação de qualidade





Sobre

O grupo Análise COVID-19 nasceu de uma iniciativa na rede social Twitter para a criação de um espaço construtivo e de discussão a partir da reunião de pesquisadores, profissionais e pessoas engajadas no tema

Create your website with WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: